Educação Infantil

Maternal – Jardim I e II – Pré

Autorizada pela Portaria do Dirigente Regional de Ensino – Sul 3 em 26/02/2008 processo 268/0014/2007 (crianças entre 4 e 5 anos) e em 31/01/2013 processo 470/0014/2012 (crianças entre 2 e 3 anos).

As matrículas nos estágios da educação Infantil, serão atendidas de acordo com as orientações CEE que dispõe a Resolução CNE/CEB nº 2, de 09/10/2018, no artigo 2º que estabelece “ A data de corte etário vigente em todo o território nacional, para todas as redes e instituições de ensino públicas e privadas, para matrícula inicial na Educação Infantil aos 4 (quatro) anos de idade, e no Ensino Fundamental aos 6 (seis) anos de idade , é aquela definida pelas Diretrizes Curriculares Nacionais, ou seja, respectivamente, aos 4 (quatro) e aos 6 (seis) anos completos ou a completar até 31 de março”

O Colégio Demetter proporciona condições de acolhimento, do cuidar e do educar de crianças de 2 (dois) a 5 (cinco) anos de idade; ampliando os aspectos da socialização, ludicidade, oralidade, expressão corporal, coordenação, raciocínio e da criatividade.

 

 

As turmas são nomeadas, da seguinte forma:

MATERNAL 1 – Maternal 

MATERNAL 2 – Jardim 1

1ª etapa / Pré escola – Jardim 2

2ª etapa / Pré escola – Pré 

 

As propostas lúdicas na EDUCAÇÃO INFANTIL propõe assegurar os seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento previstos na BNCC:

CONVIVER, BRINCAR, PARTICIPAR, EXPLORAR, EXPRESSAR E CONHECER-SE.

 

A organização curricular da Educação Infantil está estruturada em cinco campos de experiências:

A avaliação na educação infantil é realizada por meio de observações e registros diários : 

Portfólios, relatórios, fotografias, desenhos e registros gráficos. 

Não existe a intenção de seleção, promoção ou classificação; 

trata-se de reunir elementos para reorganizar e promover as aprendizagens.

”Não há saber mais ou saber menos: há saberes diferentes.”

Paulo Freire

“Se houver para a humanidade uma esperança de salvação e de ajuda, esta ajuda só pode vir da criança, porque é nela que se constrói o homem.”

Maria Montessori

“A criança nasce inserida num meio social, que é a família, e é nela que estabelece as primeiras relações com a linguagem na interação com os outros.”

Vygotsky

“A criança deve ser vista como única e singular, e como um sujeito ativo que tem possibilidade de ir mais além, nas mais diferentes linguagens. É justamente aí que está a beleza da vida”

Marília Dourado

“Uns acreditam que o critério mais importante é o de resultados, para nós são os processos, principalmente o da escuta. Isso tem mais valor”

Deanna Margini
Reggio Emilia

Abrir bate-papo
1
Olá 👋
Podemos ajudá-lo?