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Proposta Pedagógica

A proposta pedagógica do Colégio Demetter baseia-se em orientações curriculares e metodológicas que norteiam a Base Nacional Comum Curricular. Assim o objetivo primordial é uma aprendizagem significativa e o desenvolvimento das capacidades intelectuais, afetivas e autônomas dos alunos. A intencionalidade das ações educativas pretende contribuir na educação dos seus alunos promovendo um ambiente onde possam desenvolver hábitos de estudo, de organização pessoal, de conduta disciplinada e atitudes favoráveis ao trabalho cooperativo, com vistas a uma trajetória bem sucedida em estudos posteriores, e assim atendendo a BNCC que propõe: “ a superação da fragmentação radicalmente disciplinar do conhecimento, o estímulo à sua aplicação na vida real, a importância do contexto para dar sentido ao que se aprende e o protagonismo do estudante em sua aprendizagem e na construção de seu projeto de vida.”

De acordo com a BNCC, as competências gerais da Base Nacional Comum Curricular que irão nortear a proposta pedagógica do Colégio Demetter são:

1. Valorizar e utilizar os conhecimentos.

2. Exercitar a curiosidade intelectual e recorrer à abordagem própria das ciências,

3. Desenvolver o senso estético para reconhecer, valorizar e fruir as diversas manifestações artísticas e culturais.

4. Utilizar conhecimentos das linguagens verbal (oral e escrita) e/ou verbo-visual.

5. Utilizar tecnologias digitais de comunicação e informação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas do cotidiano

6. Valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências

7. Argumentar com base em fatos, dados e informações confiáveis, para formular, negociar e defender ideias, pontos de vista e decisões comuns

8. Conhecer-se, apreciar-se e cuidar de sua saúde física e emocional,

9. Exercitar a empatia, o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação,

10. Agir pessoal e coletivamente com autonomia, responsabilidade, flexibilidade, resiliência e determinação, tomando decisões,

Os conteúdos dos projetos desenvolvidos privilegiarão a multidisciplinaridade onde as situações de aprendizagens e conflitos desafiarão o aluno a levantar hipóteses, desenvolver habilidades e competências; despertando sua curiosidade e a criatividade, que serão captadas como experiências e atitudes para a prática de cidadania consciente, humana e autônoma.

Na educação infantil, de acordo com a BNCC, “os eixos estruturais das práticas pedagógicas desta etapa da educação Básica são as interações e a brincadeira, experiências nas quais as crianças podem construir e apropriar-se de conhecimentos por meio de suas ações e interações com seus pares e com os adultos, o que possibilita aprendizagens, desenvolvimento e socialização.” Propõe-se assegurar os seis direitos de aprendizagem e desenvolvimento desta etapa e os campos de experiencias: